fbpx

Este site usa cookies e tecnologias afins que nos ajudam a oferecer uma melhor experiência. Ao clicar no botão "Aceitar" ou continuar sua navegação você concorda com o uso de cookies.

Aceitar
A importância de ter site ou blog e como criar o seu sozinha

Presença Digital

A importância de ter site ou blog e como criar o seu sozinha

Paula Corcos
Escrito por Paula Corcos em 16/04/2019
Junte-se a milhares de mães que transformaram suas vidas.

Entre para nossa lista e seja uma Mãe Digital.

Se você quer ser uma mãe digital, ter um blog é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Ter um Blog ou Site hoje, é obrigatório, não só para você, que quer ser uma mãe digital, mas para todo o tipo de negócio.

Afinal, qual é a importância de ter um site ou blog para o seu negócio?

A importância de ter um Blog ou Site hoje, vai muito além da credibilidade de um negócio, o que é fundamental e primordial para que um negócio se perpetue e cresça.

O mundo hoje é totalmente digital.  Estar presente nas redes é essencial para o sucesso do seu negócio, seja ele físico ou digital.

Para muitos, ter apenas um perfil no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin ou Pinterest já é suficiente.

No entanto, você precisa levar em consideração, que essas redes sociais existem hoje, mas amanhã, podem deixar de existir.

Lembra do Orkut, MySpace, GooglePlus?  Acabaram de uma hora para outra, e toda a audiência construída por lá também.

Já pensou se acontecer o mesmo com as redes sociais que você usa atualmente?  O que você faria se perdesse, de repente, toda a sua audiência?  Teria que começar a reconstruí-la novamente, absolutamente do zero. Desesperador, não é?

Percebe agora a importância de ter um site ou blog?

Ele será sua identidade eterna na rede.  Ele é seu, e ninguém pode tirá-lo de você, por isso é essencial ter um.

Como criar um blog do zero?

 Mas agora você me pergunta, como eu posso construir um blog do zero, sozinha, sem gastar uma fortuna com designers e programadores?

Ter boas orientações vai garantir a você a construção de um blog incrível, capaz de te ajudar a gerar renda e a construir sua autoridade na rede.

Por que digo isso?  Porque o primeiro blog que desenvolvi sozinha, com base em informações coletadas na rede e em curso bem ruim que comprei, ficou péssimo e não me gerou nenhum resultado.  

Fui levada a cometer inúmeros erros por não ter as ferramentas e informações corretas, mas aprendi o suficiente para hoje estar aqui, mostrando para você, o melhor caminho para criar seu blog do zero, poupando seu precioso tempo e dinheiro.

Passos essenciais

Os passos abaixo considero essenciais para que seu projeto ganhe vida de forma eficiente, sólida e capaz de te gerar renda: 

1. Definir seu público alvo

2. Definir o tema central do seu blog

3. Escolher o nome, o domínio e uma hospedagem para seu blog

4. Escrever os primeiros 5 artigos para o seu blog.

Abaixo vou falar sobre cada um desses passos em detalhes para que você consiga estruturar o seu e começar agora mesmo. 

Passo 1: Definindo seu público alvo

Saber para quem você gostaria de vender seu produto ou serviço é essencial.

Identificando o seu cliente ideal, você passa a gerar um conteúdo de qualidade direcionado para suas necessidades.

É seu cliente ideal que irá comprar e indicar seu trabalho para outros potenciais clientes.

Entender isso é fundamental para o sucesso do seu negócio.

Escolha um nicho pelo qual você é apaixonada e no qual gostaria de trabalhar.  É muito mais fácil dedicar tempo e estudo à algo que lhe dê prazer, acredite.

Pense em algo que possa solucionar um problema específico do público escolhido, e se estiver associado a alguma de suas competências profissionais, melhor ainda.

Quanto maior a compreensão do seu cliente ideal, maior será o arsenal de assuntos que poderá abordar em seu blog ou redes sociais.

Passo 2: Defina o tema central do seu blog

Após identificar quem é o seu cliente, entender suas problemas, suas dores e necessidades, é hora de definir o tema central do seu blog.

Com base em seu tema central você irá desenvolver no máximo cinco tópicos e, a partir deles, gerar todo o conteúdo necessário para informar e atender as necessidades de sua audiência, solucionando um problema, uma dor do seu público.

Por exemplo:  O tema central do seu blog será Maternidade.  Dentro desse tema, ficou definido que gestação, alimentação, educação e diversão serão os tópicos abordados.

Não precisa ser a mais criativa e nem ficar sofrendo pensando sobre o que e como escrever.  

Na internet existe muito material bacana para que você possa usar como inspiração.  E atenção, eu disse inspiração, e não cópia.

Leia bastante, pesquise em sites confiáveis e com conteúdos de qualidade.  Perceba o que falta no artigo, identifique como você pode melhorá-lo e agregar ainda mais valor à ele e desenvolva o seu próprio post.

Sites em inglês são ótimas fontes de conteúdo.  Mesmo que você não saiba falar a língua,  o Google Chrome traduz todos os sites com apenas um clique (é só clicar com o botão direito do mouse no site e escolher a opção traduzir para o português, fácil né?).

E lembre-se, é seu nome e sua reputação que estão em jogo.  Se quer construir uma base sólida, tenha isso sempre em mente.

Passo 3: Escolha o nome, o domínio, a hospedagem, a plataforma e o tema para seu blog

Você até pode construir um site ou blog sem gastar nem um real, mas sinceramente, não recomendo por experiência própria.  É uma economia que, definitivamente, não compensa.

Criar um blog no  Wix, Blogger ou WordPress.com não é recomendado quando se fala de um negócio a longo prazo.

Atenção: não confunda com o WodPress.com com o WordPress.org, esse sim é o ideal.

Mas afinal, por que não vale a pena o Wix, Blogger ou WordPress.com?  

Porque se o seu negócio crescer e você precisar mudar o nome do seu blog, contratar um domínio ou ter uma hospedagem, você simplesmente perderá todo o posicionamento conquistado no Google.

Um prejuízo e tanto!

Portanto, se você não consegue investir pelo menos R$ 30,00 por mês (veja que não é muito), com domínio e hospedagem de qualidade para o seu site ou blog, acredito que você ainda não esteja preparada para ser uma empreendedora.

Não existe negócio com custo zero.  Pense nisso.

Sua marca será responsável por transmitir o conceito sobre seu negócio, seja ele digital ou físico.  Portanto, ter um bom nome, um domínio e uma hospedagem de qualidade é fundamental nesse processo.

Você pode usar o seu próprio nome como marca, sua marca própria (caso já tenha), ou criar um nome com um termo bastante pesquisado por seu público alvo.

Um nome bem selecionado cria a fundação para construir o sucesso da sua empresa no seu nicho.

Caso não tenha ainda um nome para o seu negócio e nem queira usar seu próprio nome, confira abaixo o infográfico sobre o processo de escolha de nomes para marcas, conhecido como Naming.

Infográfico de Naming
» Clique Aqui para baixar uma versão em Alta Resolução desse infográfico «

Pois bem, após a escolha do nome, é preciso verificar se o mesmo está disponível para registro no Registro.br (para domínios terminados em “.br”) e no Namecheap (para domínios terminados em “.com”).

Eu sugiro utilizar sempre as extensões “.com” e “com.br” que são as mais utilizadas, e se possível, comprar as duas (é barato, acredite).  Eu por exemplo, comprei ambas as extensões para o meu blog Vida de Mãe Digital.

Se você pensa em construir um negócio sólido, comprar os principais domínios disponíveis, é o melhor “seguro” que você pode fazer por sua marca.

Logo após a compra o domínio, caso você já esteja pronta para criar um site ou blog, você tem que contratar uma hospedagem.  

O meu blog fica hospedado na Hostgator, pois considerei o melhor custo benefício depois de inúmeras pesquisas.  Ele já vem com o WordPress.org   (melhor plataforma para criação de sites e blogs) instalado e, o fundamental para mim, que fiz tudo sozinha: o suporte deles é excelente. 

Com tudo isso pronto, é hora de colocar a mão na massa.

Dá sim para criar um site sozinha, do zero.  Dá um pouco de trabalho, mas existem vários tutoriais incríveis no Youtube ensinando o passo a passo de criar um site no WordPress com o Elementor (a melhor e mais segura forma de criar um site hoje em dia).

Mas, para aquelas mamães que não tem tempo a perder e nem querem gastar uma fortuna pagando alguém para desenvolver o seu site, eu super recomendo o curso Rocketwp o melhor curso para quem quer aprender a desenvolver sites do zero e transformar o seu blog em uma máquina de geração de audiência.

Como não sou desenvolvedora, e não fazia ideia de como usar o WordPress, a compra do Rocketwp foi fundamental para que eu conseguisse fazer tudo sozinha e em tempo recorde.  

Passo 4: Escreva os primeiros 5 artigos para seu blog

E por último,  mas não menos importante, foque no conteúdo do seu blog.

Mas não precisa esperar ter um milhão de artigos prontos para começar.  Escreva pelo menos 5 artigos e coloque o blog no ar.  

E, a cada semana, coloque um artigo novo para ir informando e alimentando sua audiência com conteúdo transformador.

Sem conteúdo, seu site ou blog não terá vida longa.   Um conteúdo de qualidade ajuda a construir sua autoridade nas redes e a gerar credibilidade para o seu negócio.

Para te ajudar nessa jornada, não existe blog melhor do que o Viver de Blog.

Lá você vai encontrar muito conteúdo incrível que vai ajudar você a construir seu blog memorável.  

Agora, é hora de colocar a mão na massa.

Conhece alguém que pode precisar esse conteúdo?  Compartilhe clicando nos ícones ao lado da sua rede social favorita.

Ajude a transformar a vida de milhares de mães empreendedoras.

Um único insight pode mudar um negócio.

Faça acontecer.

Olá Mom,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários ;)

O seu endereço de e-mail não será publicado.